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A importância do Pilates e Treinamento funcional na Corrida.



A corrida de rua possui um alto número de praticantes, tornando-a popular seja como competição ou lazer. Porém, sem uma orientação adequada à prática exaustiva ou inadequada pode acarretar em lesões. Para correr é muito importante tomar certos cuidados, já que a prática da corrida gera um aumento de sobrecarga nas articulações, devido ao impacto causado durante todas as provas e treinos, além de pisos irregulares durante todo o percurso.

Atividades como pilates e o treinamento funcional tem uma grande importância na preparação para uma corrida. O pilates vai ajudar no controle da respiração, já que durante as aulas de pilates um dos principais fundamentos é o uso adequado da respiração durante os exercícios, ajudando o praticante a não ter uma queda de rendimento devido a dificuldades respiratórias.

Quando falamos da parte motora o pilates é uma atividade que trabalha a musculatura de forma global, com exercícios de alongamentos e fortalecimento, sendo estes realizados de maneira bem controlada para que não se tenha nenhuma compensação, pois na hora da corrida auxiliam para que não haja nenhum movimento inadequado, evitando um desgaste excessivo da musculatura e/ou das articulações.

Há quem pense que os praticantes de corrida só precisam se preocupar com o fortalecimento de membros inferiores e muitas vezes se esquecem de treinar membros superiores, tronco e o que chamamos de centro de força do nosso corpo. Para uma corrida perfeita, é necessário além de um bom tênis e roupas confortáveis que o nosso corpo esteja completamente fortalecido e equilibrado; músculos abdominais e dorsais fracos podem gerar uma tensão maior durante os percursos; os membros superiores devem dar auxilio ao tronco e aos membros inferiores durante as corridas, pois quando os braços não estão coordenados com a passada podem fazer com que exista uma diminuição de velocidade durante as provas e/ou aumento das chances de tensão muscular nos ombros e região cervical.

Quando falamos em coordenar movimentos podemos fazer uso não somente das aulas de pilates como também do treinamento funcional, visto que nas aulas de funcional buscamos trabalhar diversas capacidades físicas. Esse tipo de treinamento para praticantes de corrida pode ajudar a melhorar o ritmo durante corrida, com treinos de explosão muscular, força e potência. A coordenação da passada com membros superiores vêm através de treinos coordenativos específicos para cada região do corpo, ou de forma integrada, além da especificidade da coordenação para corredores.

A parte cardiorrespiratória vai ser trabalhada com treinos direcionados para cada tipo de corrida, para cada distância, além de analisar a maneira que cada praticante realiza a corrida e quais movimentos precisam de melhores ajustes, para uma corrida perfeita, ajudando a diminuir o gasto energético e o tempo daqueles que buscam melhores resultados ou ajudando a concluir uma prova sem maiores problemas para aqueles que só buscam uma atividade de lazer e uma qualidade de vida melhor. Como vimos tanto o pilates quanto o treinamento funcional, vão preparar o praticante de corrida de forma segura e eficaz à alcançar seus objetivos nessa prática.

Professora Nayara Lima - Espaço ERA.